Foram anunciados esta quinta-feira, dia 22, os intérpretes e as músicas que vão marcar a edição do Festival da Canção 2026. Um evento que assinala o “encontro e projeção da música portuguesa, reunindo novas vozes e artistas consagrados num palco que continua a evoluir e a dialogar com o seu tempo”.
O certame musical irá contar com a atuação de diversos autores, convidados ou selecionados através de concurso público, que irão apresentar 16 canções inéditas ou originais. “A diversidade artística, estética e geracional volta a ser uma das marcas fortes desta edição, refletida tanto nos nomes dos autores como nos intérpretes e nas propostas musicais agora reveladas”, afirma a organização do evento.
Entre os concorrentes da atual edição o grande destaque vai para os Bandidos do Cante, que se têm popularizado com temas como ‘Amigos Coloridos’.
A apresentação das diferentes fases da competição está a cargo de Vasco Palmeirim, Filomena Cautela, Catarina Maia e Alexandre Guimarães.
O presente ano traz novidades ao festival, ao introduzir o voto online pela primeira vez na sua história. O voto poderá ser realizado através do site oficial e terá o mesmo peso e o mesmo custo de um voto telefónico.
O evento tem início no próximo mês, com a 1.ª semifinal realiza-se a 21 de fevereiro, a 2.ª semifinal a 28 de fevereiro e a Grande Final acontece no dia 7 de março. O festival terá lugar nos estúdios da Valentim de Carvalho, em Paço d´Arcos e será aberto ao público, que pode assistir ao vivo através de inscrição prévia online, de acordo com os lugares disponíveis na sala. As inscrições abrem a 1 de fevereiro no site da rtp.pt/festivaldacancao
Confira aqui a lista completa de artistas e canções que irão marcar presença no festivaL:

As canções estão disponíveis a partir de hoje em formato de lyric video no YouTube do Festival da Canção e também nas plataformas de streaming.
Recorde-se que a canção vencedora do certame fica depois habilitada a representar Portugal no festival da Eurovisão.