Depois de competirem com mais de 10 mil vinhos, em prova cega, foram reconhecidos o tradicional Altano DOC Douro Tinto 2022, que alcançou o 48.º lugar, e o Graham’s Porto 20 Anos, que ficou na posição 57.
A revista norte-americana Wine Spectator, uma das mais respeitadas do mundo que toca à crítica de vinhos, publicou a tão aguardada lista daqueles que são os 100 melhores vinhos do mundo, uma lista que exige padrões de alta qualidade para que os candidatos sejam considerados aptos a pertencer ao ranking.
Foram cerca de 10.200 amostras avaliadas, numa prova que é feita às cegas, e apenas vinhos que tivessem uma pontuação superior a 90 pontos seriam então elegíveis para constar na famosa lista. Portugal entra para o mapa com dois vinhos, ambos da mesma casa: a Symington Family Estates.
A representante da família que produziu dois dos 100 melhores vinhos do mundo, Charlotte Symington, reconhece que estas distinções reforçam aquilo que é o “compromisso da nossa família em elevar Portugal e a região do Douro aos mais altos patamares internacionais”.
Feliz com o reconhecimento internacional, Symington acrescenta: “Sermos os representantes portugueses no Top 100 deste ano, é um marco que revela o reconhecimento do trabalho contínuo das nossas equipas no Douro, bem como da qualidade e autenticidade dos vinhos que produzimos.”
A Symington Family Estates, que tem raízes escocesas, inglesas e portuguesas, também é responsável pelas emblemáticas marcas Graham’s, Cockburn’s, Dow’s, Warre’s, Altano, Chryseia, Quinta do Vesúvio e Quinta da Fonte Souto (Alentejo).