“A RTP APRESENTA O FUTURO DA NOTÍCIA EM PORTUGAL”, pode ler-se, em letras garrafais, nas redes sociais RTP e da nova RTP Notícias, que vem substituir a RTP3. Mas a polémica está aí.
São ainda prometidos na promoção da estação pública: “Uma nova imagem. Novos estúdios. Um novo canal. Com Todos.” Só que, afinal, não foi bem com todos. Vítor Gonçalves, diretor de Informação da RTP, não avisou o Conselho de Redação da apresentação do canal RTP Notícias, que substitui a RTP3, como o 24Horas avançou em exclusivo, esta quinta-feira, dia 9. A revolta tomou conta dos jornalistas.
Em comunicado, o Conselho de Redação avança: “É lamentável e profundamente preocupante que os Membros do Conselho de Redação não tenham sido informados sobre a apresentação do ‘novo’ canal de informação do serviço público.”
Adiante, o Conselho de Redação corta a direito e mostra-se zangado com a direção de Informação. “Mais grave ainda é o facto de, na primeira reunião com o Conselho, o Diretor de Informação, Vítor Gonçalves, ter afirmado que não havia qualquer informação nova, justificando que o projeto ainda estava em construção. Comprometeu-se, então, a que, assim que houvesse novidades, o Conselho de Redação seria o órgão privilegiado para comunicar à redação. Nada disto aconteceu.”
Vítor Gonçalves apresentou o ‘novo’ canal com diversos elementos da equipa, incluindo Alberta Marques Fernandes.