Caetano Veloso e Maria Bethânia triunfaram no Grammy Awards 2026, ao serem distinguidos com o prémio de Melhor Álbum de Música Global pelo projeto ‘Caetano e Bethânia Ao Vivo’, gravado durante a digressão conjunta que percorreu o Brasil ao longo de 2024 e 2025.
Num vídeo partilhado no perfil de Caetano Veloso, 823 anos, no Instagram, os irmãos reagiram com surpresa e brincadeira quando confirmaram a vitória. O cantor, ainda deitado na cama, revelou que só tomou conhecimento da conquista quando estava a ver desenhos com o neto mais novo, Benjamin. Maria Bethânia (79), por sua vez, riu-se ao dizer que nem sabia “que horas era” a cerimónia.
O álbum premiado superou concorrentes de várias partes do mundo, incluindo trabalhos de artistas como o rapper Burna Boy e outros nomes internacionais.
Esta distinção marca o primeiro Grammy da carreira de Maria Bethânia, enquanto Caetano Veloso acrescenta mais um troféu a um currículo já reconhecido pela Academia de Gravação, sendo esta a sua terceira vitória na mesma categoria.