O sistema europeu de controlo de fronteiras para passageiros extracomunitários foi hoje reativado de modo a testar as melhorias implementadas.
Segundo avança fonte policial à Lusa, o Sistema de Entradas e Saídas (EES), suspenso no final de dezembro, está a ser testado durante a tarde desta segunda-feira, dia 12, de modo a “aferir das melhorias introduzidas no sistema”.
Introduzido em Portugal a 12 de outubro, o EES provocou constrangimentos entre os passageiros do aeroporto Humberto Delgado, criando longas filas no controlo de passaportes para os viajantes oriundos de fora do espaço Schengen. O caos gerado pelo sistema, comum à maioria dos países da União Europeia, tem sido tal, que o Ministério da Administração Interna, a cargo de Maria Lúcia Amaral, procedeu à sua suspensão para a implementação de alterações técnicas. De acordo com a mesma fonte, o sistema será testado para ser avaliado, voltando depois a ser suspenso para avaliação de conclusões.
Recorde-se que devido aos problemas que tem causado, o EES foi suspenso durante três meses, com o controlo de passaportes a ser reforçado por militares da GNR. Na semana passada, o secretário de Estado da Administração Interna discursou no Parlamento, garantindo que esta suspensão “não compromete de forma alguma a segurança nacional” e que tem um “caráter excecional e temporário”. Paulo Simões Ribeiro reforça que a medida contribui para “evitar constrangimentos operacionais e impactos negativos na fluidez de passageiros” e assegura que da mesma “estão a surtir efeitos positivos”