A pouco e pouco, Vítor Gonçalves, de 56 anos, vai arrumando a casa na RTP. O 24Horas sabe que o diretor de Informação vai pôr José Rodrigues dos Santos (61) a trabalhar todos os dias da semana. Se hoje apresenta o ‘Telejornal’, apenas de 15 em 15 dias, em breve passará a acumular o principal bloco noticiário da estação pública em horário nobre com o da RTP3, pouco depois das 21:00.
“O Zé vai trabalhar o dobro. Tão depressa não escreve outro livro…”, diz, com alguma ironia, um camarada de redação ao 24Horas, explicando melhor a estratégia do sucessor de António José Teixeira na Informação da RTP: “O Vítor quer ‘ressuscitar’ a RTP3 e acredita que só assim, com os nomes mais sonantes da estação à noite, poderá fazer frente à CNN, SIC Notícias e Now.”
Esta estratégia de Vítor Gonçalves, a ser apresentada brevemente à redação e à imprensa, passa também por outro nome sonante: João Adelino Faria. O 24Horas sabe que o jornalista alentejano, de 59 anos, assumirá igualmente os destinos do ‘Telejornal’ e do novo jornal da RTP3, que irá mudar, entretanto, de nome.
“Sim, o Zé e o JAF vão fazer os dois jornais”, conta-nos a mesma fonte. “Ainda ninguém sabe como vão batizar o canal. Já foi RTPN e RTP Informação. Agora era a RTP3…”