Um casal, de 88 anos, perdeu a vida em Fernão Ferro, no distrito de Setúbal, quando a sua residência foi subitamente inundada esta quinta-feira, dia 13. As vítimas, com mobilidade reduzida, não conseguiram escapar à água que entrou no imóvel.
O alerta para a situação foi dado às 09:15 e uma patrulha da GNR deslocou-se ao local para abrir a porta. Os bombeiros também intervieram, realizando manobras de reanimação, até à chegada do INEM, mas o óbito foi declarado no local.
O comandante dos bombeiros de Fernão Ferro, Paulo Santos, afirmou à CNN Portugal que o casal “ficou retido em casa”, situada numa área baixa, e considerou a situação “extremamente incomum”, salientando que a tragédia resultou da impossibilidade de reação por parte das vítimas.
O distrito de Setúbal, recorde-se, encontra-se sob aviso laranja devido à depressão ‘Cláudia’, que já provocou avisos vermelhos mais cedo. Na Estrada Nacional 378, entre Seixal e Sesimbra, vários veículos ficaram retidos devido a inundações.
Segundo os bombeiros de Setúbal, registaram-se 64 ocorrências na cidade, principalmente relacionadas com inundações, com a zona de Azeitão a ser uma das mais afetadas. Os serviços municipais de Proteção Civil indicam que as dificuldades mais graves se verificam no concelho do Seixal.