Portugal vai voltar a integrar o calendário da Fórmula 1, em 2027 e 2028, com a realização de duas edições consecutivas do Grande Prémio no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. A decisão foi confirmada pelo Governo e será oficialmente anunciada esta terça-feira, dia 16, pelo ministro da Economia, Manuel Castro Almeida, concretizando uma intenção já assumida publicamente pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, meses antes.
Desta forma, a mais prestigiada competição do automobilismo mundial regressa ao País sete anos depois da última passagem pelo circuito algarvio, que acolheu a Fórmula 1 em 2020 e 2021, em pleno contexto pandémico.
A estreia em Portimão aconteceu a 25 de outubro de 2020, perante um número limitado de 27.500 espectadores, e ficou marcada por um feito histórico de Lewis Hamilton, que alcançou ali a 92.ª vitória da carreira, ultrapassando o recorde de Michael Schumacher. Em 2021, o piloto britânico voltou a vencer, numa corrida disputada sem público devido às restrições sanitárias.
O regresso a Portimão representou, em 2020, o reencontro da Fórmula 1 com Portugal após um interregno de 24 anos e fez do Autódromo Internacional do Algarve o quarto traçado nacional a receber um Grande Prémio, depois da Boavista, Monsanto e Estoril.
O presidente e CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, manifestou satisfação com o regresso do circuito algarvio ao calendário, elogiando a emoção proporcionada pela pista e o entusiasmo dos adeptos portugueses. O responsável máximo da modalidade destacou ainda a forte concorrência internacional para receber provas do campeonato, sublinhando a importância do envolvimento financeiro e institucional dos países anfitriões, agradecendo o apoio das entidades governamentais e turísticas nacionais, bem como da administração do circuito.
O traçado de Portimão tem sido amplamente elogiado pelos pilotos. Lewis Hamilton chegou a defender a sua presença regular no calendário, lembrando a ligação histórica da Fórmula 1 a Portugal. Fernando Alonso destacou o carácter técnico e desafiante do circuito, enquanto Esteban Ocon sublinhou a complexidade de algumas curvas cegas, uma característica rara no atual campeonato.