Marcelo Rebelo de Sousa oficializou a data das eleições Presidenciais, esta quinta-feira, dia 30. “Nos termos previstos na Constituição e na Lei Eleitoral, o Presidente da República assinou o Decreto que fixa as eleições presidenciais para domingo 18 de janeiro de 2026, o qual seguiu para publicação no Diário da República”, pode ler-se na nota oficial de Belém.
Há 12 candidatos à sucessão de Marcelo Rebelo de Sousa: o Almirante Gouveia e Melo (independente), Luís Marques Mendes (PSD), António José Seguro (PS), André Ventura (Chega), João Cotrim de Figueiredo (IL), António Filipe (PCP), Catarina Martins (BE), Jorge Pinto (Livre), José Cardoso (PLS), Joana Amaral Dias (ADN), Vitorino Silva (independente) e André Pestana (independente).
As sondagens conhecidas até ao momento dão Gouveia e Melo como o preferido dos portugueses, mas com Marques Mendes e André Ventura logo atrás. Resta esperar por 18 de janeiro, agora que há data oficial, para saber quem sairá vencedor e será o Presidente durante os próximos cinco anos (2026-2031).