As eleições autárquicas estão cada vez mais próximas, realizam-se no próximo dia 12 de outubro. Com elas os votantes elegem os responsáveis pelos 308 municípios existentes em Portugal. Mas sabe quanto ganham estas pessoas?
Uma tabela divulgada pelo ‘Notícias ao Minuto’, demonstra como são calculados os salários dos autarcas portugueses. Segundo o referido enunciado os ordenados variam de acordo com o número de eleitores que pertencem ao concelho em causa. Lisboa e Porto são as autarquias que melhores remunerações proporcionam aos seus responsáveis, com os seus presidentes a auferirem um salário líquido mensal de 4.604 euros a que acrescem despesas de representação com um teto máximo de 1.381,20 euros. Já os vereadores a tempo inteiro recebem 80% do ordenado do presidente de Câmara, o que se traduz em 3.683,20 euros mensais mais 736.64 em despesas de representação.
Mas de que forma são calculados os valores salariais autárquicos nestes e nos restantes municípios? Todos eles se baseiam inicialmente no salário do presidente da República, que atualmente tem um rendimento líquido de 8.370,14 euros. Em Lisboa e Porto os líderes municipais ganham 55% do salário de Marcelo Rebelo de Sousa, nos concelhos com 40 mil ou mais eleitores recebem 50%, em autarquias cujo número de eleitores seja superior a 10 mil e inferior a 40 mil auferem de 45% e nas restantes câmaras são remunerados em 40% do vencimento do chefe de Estado português.
Os vereadores a tempo inteiro devem receber 80% daquilo que recebem os presidentes municipais e os vereadores a meio tempo 50% do que dispõem os primeiros.