A produtora responsável pelo novo filme de Kevin Spacey, de 66 anos, está a ser investigada pelo Ministério Público (MP). As autoridades suspeitam que a empresa usou contas bancárias em Portugal para movimentar dinheiro de forma ilegal.
A empresa chama-se Elledgy Media e é dirigida por Elvira Paterson, uma empresária ucraniana que vive em Lisboa. Entre 2024 e 2025, foram feitas centenas de transferências para uma conta da produtora, num total de quase 4,8 milhões de euros, o que levantou suspeitas.
Além disso, a empresária depositou 300 mil euros em dinheiro numa conta pessoal e recebeu mais de 140 mil euros através de transferências num curto período de tempo. No entanto, Elvira Paterson afirma que parte desse dinheiro foi oferecida pelos pais para ajudar a pagar uma casa em Portugal.
A investigação internacional também aponta que a produtora ucraniana tem ligações a um cidadão russo envolvido num grande esquema de criptomoedas. Esse mesmo homem participa como co-produtor e argumentista do filme de Kevin Spacey, que faria parte de um projeto para atrair investidores através de cinema e eventos com celebridades.