A portuguesa Hannah Caldas, de 47 anos, foi suspensa das competições femininas de natação, por se recusar a realizar um teste de verificação de sexo.
A Federação Internacional de Natação decidiu suspender a atleta de Vizela de todas as competições femininas, durante os próximos cinco anos. Afinal, Hannah recusou-se a cumprir uma das regras do organismo máximo da modalidade, que exige a realização do teste de verificação de sexo.
Depois do sucedido, Hannah, a viver na Calfórnia, explicou a razão pela qual recusou fazer o teste: “O meu seguro não cobre este tipo de exame, uma vez que não é clinicamente necessário. Nenhum estado americano exige testes genéticos para competições desportivas deste género, nem sequer a US Masters Swimming, que é a entidade reguladora nacional da natação.”
Hannah Caldas, recorde-se, é uma atleta de alta performance, que tem vindo a conquistar títulos mundiais em provas de remo. Com base nesta decisão, todos os resultados obtidos pela nadadora, entre junho de 2022 e outubro de 2024, serão automaticamente anulados.