A onda de solidariedade em torno de Ângela Pereira, que enfrenta um grave problema de saúde, abriu uma porta que poderá ajudar a jovem de Viana do Castelo. Um hospital em Manchester, no Reino Unido, especializado no tratamento do fungo em causa, terá já estabelecido contacto com o IPO do Porto.
Na sua conta de Instagram, Ângela Pereira partilhou publicações do ‘youtuber’ barcelense Numeiro e da influenciadora Mafalda Araújo, que se mobilizaram para chegar ao médico especialista Chris Kosmidis.
Mafalda Araújo garante que “o National Aspergillosis Centre já contactou o IPO do Porto”, sendo agora necessário aguardar pela resposta “para que os dois hospitais conversem entre si”.
O caso de Ângela Pereira ganhou dimensão nacional depois de a jovem ter lançado um apelo nas redes sociais a pedir ajuda. “Tenho 23 anos, sou uma jovem menina com uma vida pela frente, após realizar um transplante de medula em que tive diversas complicações, detetaram me um fungo muito difícil de tratar. Um aspergiloma. Esse fungo está-me a matar aos poucos”, relata.
A jovem afirmou que o IPO já teria desistido do seu caso: “Aqui já não fazem mais nada por mim, desistiram de mim, retiraram-me a medicação, deixaram de me fazer exames, para eles estou morta. Estou sem forças, ouvi hoje de um dos médicos ‘que é dar tempo ao tempo até que tudo se encerre’”. E acrescentou: “Não vos peço dinheiro, apenas vos peço: preciso da vossa ajuda, das vossas partilhas, de uma segunda opinião e uma transferência para um hospital que me queira tentar tratar”.