Donald Trump, de 79 anos, anunciou esta segunda-feira, dia 15, na sua rede social Truth, que as Forças Armadas dos Estados Unidos realizaram um segundo ataque contra cartéis de droga e narcoterroristas venezuelanos. De acordo com o presidente dos EUA, três homens foram mortos na operação.
Trump afirmou que estes “narcoterroristas venezuelanos” estavam em águas internacionais a transportar drogas ilegais com destino aos EUA. No entanto, não deu mais pormenores quando questionado pela imprensa.
Ao ser questionado se tinha provas de que o barco transportava droga, o líder americano respondeu: “Temos provas. Basta ver a carga. A cocaína e o fentanil ficaram espalhados pelo mar. Registámos tudo cuidadosamente, porque sabíamos que vocês, jornalistas, iriam querer explicações. Somos muito cautelosos com os militares.”
Trump considerou ainda que estes cartéis representam uma ameaça à segurança nacional, à política externa e aos interesses dos EUA, acrescentando que nenhum soldado americano ficou ferido.
E deixou um aviso: vai perseguir todos os que transportam drogas que, segundo ele, “têm matado americanos há décadas”.