O histórico treinador de futebol, Guy Roux, de 87 anos, está a dar que falar, mas não pelas melhores razões. O francês deu uma entrevista ao jornal ‘L’Est Éclair’ e as suas declarações estão a gerar grande polémica.
Mesmo tendo dito inicialmente que “tem muito respeito por estas jovens que praticam o seu desporto favorito”, a seguir proferiu afirmações controversas sobre os jogos da 1.ª divisão francesa de futebol feminino: “Se me perguntar se os jogos femininos são espetaculares, remeto-o para os jogos da D1, que são disputados perante 800 espectadores.”
O histórico técnico de Auxerre não ficou por aqui e até deu exemplos: “Certa vez, conheci uma campeã europeia dos 100 metros em atletismo. Confessou que, apesar de todos os treinos possíveis, o Bolt lhe ganharia sempre por 12 ou 14 metros nessa distância. Os homens e as mulheres não são feitos da mesma maneira, nem com os mesmos tecidos.”
E depois vieram as declarações mais polémicas: “Uma mulher foi feita para trazer filhos ao mundo, com uma bacia mais larga. E o futebol não foi feito para bacias largas. Recentemente, os nossos sub-14 venceram as nossas seniores femininas. Como as raparigas evoluem agora na segunda divisão, provavelmente seriam hoje os sub-15 a vencê-las. As melhores jogadoras de futebol têm uma constituição semelhante à dos rapazes.”