A nova aplicação móvel e o portal do SNS24, lançados a 28 de julho, continuam a apresentar falhas significativas. Muitos utilizadores relatam não conseguir aceder aos seus dados pessoais, receitas médicas ou boletins de vacinas. Em alguns casos, nem sequer é possível efetuar o login na aplicação.
O 24Horas seguiu todos os procedimentos recomendados, pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) – “terminar a sessão; confirmar se está instalada a versão mais recente da aplicação; e iniciar sessão através de um dos métodos disponíveis” – e confirmou isso mesmo.
Segundo as orientações da SPMS, “caso persistam dificuldades ou erros, os utilizadores devem contactar a Linha SNS24 – 808 24 24 24, através da opção 5 (serviços administrativos), reportar a situação e seguir as instruções indicadas”.
Numa chamada para a Linha SNS24, foi explicado ao 24Horas que o problema está relacionado com “uma atualização do lado do SNS24” e que “estão a ser feitos todos os possíveis” para que a situação fique “resolvida entre hoje e amanhã”.
De acordo com um profissional de atendimento, “há pessoas que conseguem aceder a tudo normalmente, mas também há casos em que surge a mensagem ‘dados inválidos’ ou em que se entra na aplicação, mas sem acesso à informação”. A recomendação é “aguardar e tentar mais tarde”.
Quando questionado sobre o que fazer caso seja necessário aceder a uma receita médica, o mesmo profissional afirmou que a solução passa por deslocar-se ao centro de saúde: “Têm acesso a todas as informações do utente e podem emitir as receitas médicas em papel. Para já, é o que se pode fazer.”
Apesar do lançamento recente, a instabilidade do novo portal e aplicação do SNS 24 está a gerar constrangimentos no acesso a serviços essenciais, afetando diretamente a gestão de cuidados de saúde. Até que a resolução definitiva esteja implementada, os utentes terão de recorrer a alternativas presenciais.