Um gesto de enorme desportivismo marcou o jogo da Associação de Futebol de Évora (AFE), disputado entre o Sporting Clube de Viana do Alentejo e o Juventude Sport Clube.
Vasco Vicente, jovem atleta de apenas 11 anos, que representa a equipa de infantis do Juventude, protagonizou o momento do jogo. Num lance rápido e confuso, o jogador marcou golo com o braço direito. Sem que o árbitro tivesse percebido a irregularidade, foi o próprio Vasco quem assumiu o toque, levando à anulação do golo.
Nesse momento, o jogo encontrava-se apenas no segundo de quatro períodos e o resultado era favorável à equipa do petiz (0-2) e o jovem procurava o seu primeiro golo nesta Fase de Campeão.
O gesto de honestidade não passou despercebido. O árbitro da partida reconheceu a atitude nobre e exibiu o cartão branco a Vasco Vicente, símbolo de fair-play, enquanto os adversários e público responderam com aplausos. No final do encontro, o Presidente do Sporting Clube de Viana do Alentejo, Rogério Lagarto, fez questão de entregar uma camisola do clube ao jogador do Juventude, como forma de reconhecimento pelo exemplo dado.
O jogo terminaria com a vitória do Juventude, por 1-6, e o pequeno Vasco acabaria ainda por marcar dois golos.
A AFE também fez questão de partilhar este momento nas redes sociais e deixou uma mensagem: “Ainda há bons exemplo que nos fazem acreditar que o futebol é ou pode ser diferente. Uma escola de virtudes e valores onde a competição deve ser encarada como uma avaliação da evolução e crescimento dos atletas em toda a sua dimensão humana e desportiva. Cabe aos encarregados de educação, aos treinadores e aos dirigentes fazerem o seu trabalho.”
Veja o vídeo em que Vasco Vicente admite o golo irregular ao árbitro e recebe o cartão branco: