Uma imagem que circulou intensamente nas redes sociais nos últimos dias levou à convicção de que o Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, estaria a ser demolido. Trata-se de um espaço cultural icónico da cidade onde, por exemplo, foi gravada a série de humor ‘Sai de Baixo’, um sucesso da TV Globo, tanto no Brasil como em Portugal.
A fotografia, onde se vê uma retroescavadora a demolir a fachada do edifício, foi partilhada por artistas, influenciadores e também por órgãos de comunicação social do Brasil. Até o ator Miguel Falabella, um dos protagonistas de ‘Sai de Baixo’, publicou a imagem nas suas redes sociais. “Foi minha casa durante os anos divertidos do Sai de Baixo e, posteriormente, palco de inúmeras produções de que participei. É lamentável que mais um espaço cultural desapareça, na maior cidade do país. Muito triste”, escreveu Falabella, no Instagram.
No entanto, o 24Horas esteve este sábado à tarde no local e confirmou que a fotografia em causa não corresponde à realidade do número 2823 da rua Augusta. O edifício principal do teatro mantém-se intacto. Não há sinal de escombros, máquinas ou demolições.

A título de exemplo, a revista Veja São Paulo, que também avançou que o teatro tinha ido abaixo, reconheceu este sábado que a notícia tinha por base uma publicação no Instagram.
Importa sublinhar o Procópio Ferreira fechou portas em novembro do ano passado, após 77 anos de atividade. No seu lugar deverá ser erguido um empreendimento imobiliário, que prevê a demolição do imóvel. No entanto, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento já informou que ainda não emitiu a autorização para a demolição do teatro, tendo indeferido um pedido a julho de 2025.
O caso expõe os desafios atuais do jornalismo numa era dominada por imagens virais e conteúdos descontextualizados. Mais do que nunca, a verificação no terreno continua a ser essencial. Foi isso que fez o 24Horas.