Em Faro, as coisas estão complicadas para o PSD… Já não bastava o seu candidato à presidência da Câmara Municipal, Cristóvão Norte, ter sido claramente derrotado pelo socialista António Miguel Pina no dia 12 de Outubro, agora é a vez de Macário Correia estar em risco de não conseguir os votos suficientes para eleger-se presidente da Assembleia Municipal (AM).
Apesar dos social-democratas, que apresentaram Macário como cabeça-de-lista aquele órgão, terem obtido mais 279 votos do que o PS, os dois partidos empataram no que respeita à eleição direta dos deputados municipais, elegendo ambos o mesmo número – 10. Esse facto, deixa o Chega, que detém 5 lugares naquela AM como um autêntico fiel da balança.
O 24Horas sabe que dentro do partido de André Ventura há quem se recuse a votar em Macário Correia, dada a condenação a 4 anos e meio de prisão que foi alvo, por quatro crimes de prevaricação de titular de cargo político por licenciamentos irregulares, e que lhe valeu mesmo a perda de mandato de presidente da Câmara de Faro.
Recorde-se que à partida, contando os votos que cabem por inerência aos presidentes das juntas de freguesia, o PS conta com 12 votos, o PSD com 11, o Chega com 6, e a CDU e o Livre, ambos com 1 deputado cada um.