Quem já viajou à procura de cenários das suas séries preferidas, muitas delas da Netflix, sabe que ‘La Casa de Papel’ sempre representou um desafio: grande parte da ação decorre no Banco de Espanha, um edifício histórico que, até agora, permanecia inacessível ao público.
Pela primeira vez, e depois de décadas fechado a visitas, a instituição de Madrid abriu portas em outubro e continuará a recebê-las até junho de 2026, através de visitas guiadas totalmente gratuitas.
Concluído em 1891, o edifício situado no centro da capital espanhola distingue-se pelas suas salas históricas, coleções de arte e pela emblemática reserva de ouro, onde se armazenam cerca de 280 toneladas de metal precioso.
Este património ganhou projeção internacional em 2019, quando a série espanhola ‘La Casa de Papel’ colocou um grupo de assaltantes, identificados por nomes de cidades, a executar um assalto simultâneo à Casa da Moeda e ao Banco de Espanha.
As visitas oferecem agora a oportunidade de conhecer espaços que até aqui só eram vistos na ficção, numa iniciativa que pretende aproximar o público de uma das instituições mais emblemáticas do país vizinho.