Um cartaz promocional para o Mundial de 2026 – que vai decorrer nos Estados Unidos, México e Canadá – gerou grande polémica após ser divulgado, devido a uma ausência inesperada: Cristiano Ronaldo.
Na imagem divulgada pela conta oficial em português da FIFA no X, lê-se: “42 camisolas, todas por um único sonho”, acompanhado de várias estrelas do futebol como Lionel Messi, Kylian Mbappé ou Erling Haaland. No entanto, há uma cara que todos esperavam ver no cartaz, mas que estava em falta: a do capitão da Seleção Nacional. A representar Portugal, aparece Bruno Fernandes.
Duas horas depois da divulgação deste polémico poster, a FIFA publicou uma nova imagem, desta vez para anunciar a contagem decrescente para o sorteio final que se realiza a 5 de dezembro, e aí já aparece Ronaldo. Na foto, o craque português surge à direita do capitão da Argentina, Lionel Messi que ocupa o centro da imagem.
Mas há mais promenores apontados como erros por parte da FIFA nas promoções que tem feito ao Mundial. Mais tarde, voltaram a publicar novo cartaz, mas, desta vez, sem Lionel Messi. A imagem é divulgada acompanhada da pergunta “qual será a próxima seleção a qualificar-se?”, aqui, o problema é que mistura equipas que já garantiram a vaga com outras que ainda disputam a classificação e, surpreendentemente, incluindo até seleções que já não têm qualquer possibilidade de avançar.
Veja as fotos dos dois cartazes:

gerou a fúria dos fãs de Cristiano Ronaldo e que, entretanto, foi apagado