A Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF) fez um estudo sobre o ramo empresarial no concelho, que concluiu que a cidade é “um dos principais motores económicos da Região de Coimbra (CIM-RC)”.
O relatório, consultado pelo Diário As Beiras, dá conta que relativamente à tipologia das empresas, esta se assemelha à realidade nacional: as pequenas e médias empresas predominam (99,85%), sendo que 96,48% têm menos de 10 trabalhadores.
O concelho figueirense representa 12,77% do total de empresas da CIM-RC, sendo responsável por 33% do volume de negócio regional. Quando se olha para o número de trabalhadores da região Centro, 18,34% efetuam funções em empresas no concelho. Assim sendo, a “Figueira da Foz afirma-se como um dos principais motores económicos da Região de Coimbra.
Outro dos fatores destacados pelo estudo, que analisou dados até 2024 e se intitula ‘Caracterização da base produtiva e empresarial da Figueira da Foz’, destaca ainda a vocação exportadora da cidade devido, sobretudo, ao porto comercial de onde saem 30,5% das exportações da região de Coimbra.
“Na ACIFF, temos uma grande preocupação com a recolha e tratamento dos dados existentes, por forma a fornecerem informação que, necessariamente, será transformada em conhecimento. Desta forma, a associação e os decisores locais poderão ter a sabedoria necessária para tomar, a cada momento, as decisões mais acertadas”, disse a presidente da ACIFF, Vitória Abreu, ao Diário As Beiras.