Uma foca-cinzenta continua a chamar a atenção na Marina de Cascais. O animal voltou a ser observado este sábado, dia 13 de dezembro, a descansar. Tem permanecido na zona, aproveitando as condições do mar e do tempo para recuperar energias.
De acordo com Miguel Lacerda, que tem acompanhado a situação desde o primeiro dia, a foca “aproveitou a preia-mar para se colocar em cima de uma pedra a meio do enrocamento do molhe Sul da Marina”, onde se manteve durante várias horas, desde a maré cheia até à vazia.
O observador refere ainda que, pela primeira vez, foi possível ver o animal “com o pelo seco (sem estar a tremer)”, aparentando estar “mais estável e confortável”.
Durante o período de observação, a foca não entrou na água, reagindo apenas “a alguns salpicos projetados pelas grandes ondas que batiam no molhe”. Miguel Lacerda considera que o animal terá aproveitado estas condições para “recuperar um pouco o cansaço e aquecer”, sublinhando ainda que, até ao momento, “ainda não me cruzei com nenhuma entidade (dita responsável), quer nacional quer municipal”.
Veja o vídeo captado por Miguel Lacerda: