A próxima temporada de Fórmula 1 vai chegar com novidades. A Williams, onde competem os pilotos Alexander Albon e Carlos Sainz, anunciou uma mudança de identidade. Já a partir de janeiro, a Williams Racing vai passar a ser (Atlassian) Williams F1 Team.
O logótipo também sofre uma mudança: torna-se uma reinterpretação moderna do ‘Forward W’, introduzido em 1977 por Frank Williams – o malogrado fundador da histórica equipa.
Já o nome Williams F1 Team foi também usado no passado, durante a associação à BMW no início dos anos 2000, assim como nas épocas de 2012 e 2013.
O logótipo original da Williams ficou para sempre ligado a uma era de glória na Fórmula 1, durante a qual a equipa conquistou nove títulos mundiais de construtores e sete de pilotos. Foi também símbolo de uma geração de lendas do desporto, como Ayrton Senna, Alan Jones, Keke Rosberg, Nelson Piquet e Nigel Mansell – além de Jacques Villeneuve, o último campeão mundial ao serviço da equipa, em 1997.
Segundo Marcus Prosser, diretor de marketing da equipa, “a rica história está a ser reimaginada com este novo nome e logótipo. É uma imagem inspirada pelo passado, confiante no futuro e clara quanto à identidade – a de uma equipa campeã de Fórmula 1 com uma enorme vontade de voltar a vencer.”
Esta mudança visual e simbólica surge num momento de grandes transformações na Fórmula 1, com a entrada em vigor de regulamentos técnicos profundamente diferentes – incluindo alterações significativas ao nível dos motores – que prometem redefinir o equilíbrio competitivo entre equipas. A Williams vê aqui uma oportunidade para dar um salto em termos de performance.