As eleições do Benfica estão na ordem do dia de hoje. E a adesão dos sócios às urnas tem sido em massa desde a abertura das urnas às 8:30. E nem chuva forte que se tem sentido durante este sábado, tem afastado os sócios deste ato eleitoral do clube.
Nas eleições, que nunca tiveram mais de três candidatos, é esperada grande afluência de sócios, sendo expectável que se bata o recorde de 40.085 votantes em 2021.
As eleições para os órgãos sociais do Benfica são disputadas por Martim Mayer (Lista B), João Diogo Manteigas (C), Cristóvão Carvalho (D), Luís Filipe Vieira (E), João Noronha Lopes (F) e o atual presidente, Rui Costa (G), havendo ainda uma lista liderada por João Ferreira Leite (A) candidata à Mesa da Assembleia Geral.
O advogado João Ferreira Leite lidera uma lista única (A) à Assembleia Geral.
A escolha dos novos órgãos sociais do clube lisboeta estará centrada nos pavilhões um e dois do Estádio da Luz, em Lisboa, mas são 107 os locais de voto, distribuídos pelo continente, ilhas e estrangeiro.
Caso nenhum dos candidatos receba a maioria dos votos (mais de 50%), será realizada uma segunda volta entre os dois mais votados, daqui a duas semanas, em 8 de novembro.
Há sócios a dirigirem-se aos locais de voto mas a serem impedidos de realizar a sua escolha pois não têm em ordem a sua situação perante o clube.
Para votar sem contratempos precisa de:
- As quotas devem estar regularizadas até sexta-feira, dia 24;
- Deve apresentar um documento de identificação e o cartão de sócio, em formato físico ou digital;
- No dia das eleições, deve ter idade igual ou superior a 18 anos;
- É necessário possuir pelo menos um ano de filiação no clube;
- Este ano, os sócios podem votar em qualquer secção do mundo, independentemente da zona de residência. No entanto, há horários específicos por região, disponíveis no site oficial do Benfica.