Rui Patrício, de 37 anos, decidiu pôr um ponto final na sua carreira. O anúncio foi feito pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), esta quarta-feira, 10.
A FPF, liderada por Pedro Proença, revelou que será organizada uma cerimónia de despedida amanhã, sexta-feira, dia 12, na Cidade do Futebol, em Oeiras, onde o antigo guarda-redes do Sporting e da Roma, entre outros, será homenageado perante dirigentes, antigos colegas e jornalistas.
No comunicado divulgado, a Federação destacou o percurso internacional do titular das redes portuguesas no Euro’2016, em França, onde nos sagrámos campeões: “Com 108 jogos pela Seleção Nacional A, é o guarda-redes mais internacional de sempre.” Referiu ainda a sua participação contínua nas fases de apuramento para Europeus e Mundiais ao longo de mais de uma década.
Rui Patrício estreou-se pela Seleção A em novembro de 2010, frente à Espanha, embora já tivesse integrado a equipa no Euro’2008. O seu último jogo com a camisola das quinas aconteceu em março de 2024, contra a Suécia.
Ao longo da carreira, o guardião acumulou títulos e momentos marcantes, destacando-se a conquista do Campeonato Europeu, em 2016, onde inclusive brilhou na final, e da Liga das Nações em 2019 com Portugal, além de várias taças pelos clubes por onde passou.
Veja o vídeo da homenagem da FPF a Rui Patrício: