Portugal prepara-se para receber ‘Gabrielle’, que começou como furacão, atingiu os Açores na madrugada desta sexta-feira, 26, e chegará ao continente já em forma de depressão pós-tropical.
Os grupos central e oriental daquela região autónoma, Pico, Faial, Graciosa, Terceira e São Jorge, Flores e Corvo foram os mais atingidos. No entanto, apesar de haver registo de diversas ocorrências – sobretudo quedas de árvores, postes e uma estrutura – não houve feridos. Porém, oito pessoas tiveram de ser realojadas.
Domingo, 28, será o dia mais complicado no continente. Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria e Beja vão estar sob aviso amarelo entre as três da manhã e as 15:00 de domingo.
No entanto, amanhã, sábado, 27, ‘Gabrielle’ já começará, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a ‘incomodar’ os continentais.
“O ciclone tropical ‘Gabrielle’ que atinge os Açores deixou de ser um furacão de categoria 1 e passou a ser uma depressão pós-tropical, dirigindo-se para o continente, prevendo-se no sábado chuva, acompanhada ocasionalmente por trovoada, no Litoral Oeste”, refere o IPMA, em comunicado.
“Assim, a partir do final do dia 27, sábado, no Litoral Oeste, preveem-se períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser ocasionalmente acompanhados de trovoada, estendendo-se ao restante território, em especial ao centro e sul”, no domingo, lê-se na nota.
O IPMA refere que deverá haver, também, “um aumento da intensidade do vento nas terras altas e no litoral, assim como da agitação marítima”.