Uma fotografia, tirada por Alexandra Martins, de apenas de 16 anos, num jogo das camadas jovens entre o Estrela da Amadora e o Tenente Valdez, tirada no início do ano, deu a vitória à jovem portuguesa num concurso internacional de fotografia, promovido pelo Vaticano, na categoria “Desporto e Esperança”. “Foco no jogo, união no coração” foi o nome escolhido pela jovem prodígio para a fotografia.
Ao conquistar a vitória neste concurso, que teve centenas de participantes, a jovem portuguesa conseguiu um encontro com o Papa Leão XIV: “Estive com o Papa Leão XIV. No final da audiência geral, fomos direcionados para o palco onde nos iríamos encontrar para falar uns breves instantes com o Santo Padre”, começou por dizer Alexandra Martins à agência Ecclesia.
A jovem prodígio, que viajou até Roma com o pai, acrescentou: “Após uma troca de sorrisos, ele abençoou-nos, a mim e ao meu pai, e eu aproveitei também a oportunidade para pedir o favor de abençoar a minha pulseira que me acompanha sempre, ao que o Santo Padre se disponibilizou com a toda a generosidade.”
O único ponto negativo para Alexandra foi o facto de não ter conseguido mostrar a fotografia vencedora ao Papa Leão XIV, porque era proibido levar telemóveis ou câmaras para o encontro. Ainda assim, garantiu que apreciou imenso o tempo que teve com o Sumo Pontífice: “Como o tempo para falar com ele era escasso, disse-lhe que não queria ‘roubar’ mais tempo, despedi-me e ele desejou-me um resto de boa jornada fotográfica. Foi uma estupenda e admirável conversa.”