Depois de afetar os Açores, onde provocou centenas de ocorrências e, pelo menos, 16 desalojados, a tempestade pós-tropical ‘Gabrielle’ aproxima-se do continente, trazendo vento intenso e céu nublado, especialmente no noroeste da Península Ibérica. No restante território, prevê-se presença de nuvens altas. O fenómeno deverá manter-se ativo até domingo, dia 28.
A Autoridade Marítima Nacional alerta para ventos do quadrante sul, com intensidade média até 85 km/h, e rajadas de 150 km/h, recomendando cuidados redobrados no mar e em zonas costeiras.
A população deve evitar passeios junto ao mar, molhes, arribas e praias, assim como atividades de pesca lúdica em locais expostos à rebentação das ondas. É aconselhado reforçar a amarração das embarcações e manter vigilância apertada das que estão fundeadas ou atracadas.
O mar vai apresentar ondas de 7 a 12 metros, pelo que a navegação e atividades costeiras devem ser evitadas. O perigo de incêndio mantém-se muito elevado e máximo no Norte, Centro e Algarve, devido ao vento forte e à seca, sendo proibidas queimadas e queima de amontoados.
As autoridades apelam ainda ao cumprimento das normas de prevenção e à atenção às recomendações oficiais. Em caso de emergência, deve-se ligar 112.