Quando tudo parecia um dia normal de trabalho, um operário viu algo inesperado acontecer. Um dos maiores aviões do mundo passou rasante nos céus acima do local onde estava a trabalhar.
A aeronave, conhecida como Stratolaunch Systems Roc, é atualmente o avião com a maior envergadura de asas alguma vez construído, com 385 pés (117 metros), superando inclusive o histórico Hughes H-4 Hercules, que tinha 98 metros.
Desenvolvido para servir como uma plataforma de lançamento aéreo, o Roc tem um design fora do comum com duas fuselagens ligadas por uma enorme asa, e é propulsionado por seis motores, a maioria reutilizados de Boeing 747.
De acordo com os registos, o avião realizou dezenas de voos de teste desde o seu primeiro voo, a 13 de abril de 2019, sempre a partir do Mojave Air & Space Port, nos Estados Unidos.
Um entusiasta de aviação que captou imagens do voo disse: “A envergadura do Roc é tão grande que ultrapassa a largura de um campo de futebol e faz com que qualquer avião comercial pareça pequeno ao seu lado”.
A Stratolaunch tem vindo a utilizar o Roc como plataforma para lançar veículos não tripulados como o Talon-A, um veículo hipersónico que já realizou voos de teste que atingiram velocidades superiores a Mach 5 (cinco vezes a velocidade do som) após ser libertado do avião.