A Gol vai estrear-se em voos para a Europa, depois de obter slots nos Aeroportos de Lisboa e do Porto, e já se sabe que os aviões vão descolar do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.
De acordo com a imprensa brasileira, A companhia aérea GOL recebeu autorização para operar em Lisboa com 84 slots (autorizações de pouso e descolagem), segundo dados atualizados da NAV Portugal, autoridade de aviação, o número equivale a 42 pousos e 42 decolagens. E também para o Porto, onde conseguiu a aprovação para 292 movimentos no total.
O pedido inicial da GOL para Lisboa foi de 584 slots tendo sido rejeitado totalmente. Numa segunda tentativa, a solicitação diminuiu para 378, mas a aprovação deste pedido seria apenas parcial. Segundo a imprensa brasileira o resto estará em avaliação.
De referir que o Aeroporto Humberto Delgado opera próximo do limite da sua capacidade, o que torna a entrada de novas companhias ou a ampliação de operações existentes um processo altamente competitivo. Neste contexto, uma concessão mesmo que parcial de slots já é vista como um fato importante para qualquer companhia interessada no mercado português.
As autorizações foram feitas para a temporada de voos que vai de março a outubro, a época alta na Europa. Estes voos vão ser operados por Airbus A330 Neo.