A consagração internacional do filme ‘O Agente Secreto’, vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa, ficou marcada por um momento que rapidamente ganhou repercussão mundial. Após a cerimónia, este domingo, nos EUA, o realizador Kleber Mendonça Filho fez declarações contundentes sobre o atual contexto político brasileiro.
Em conversa com jornalistas, Kleber Mendonça Filho afirmou que o cinema tem o dever de preservar a memória histórica e não fugiu ao tema da política. Ao referir-se ao antigo presidente do Brasil, declarou que “Bolsonaro está preso”, classificando o seu período no poder como “irresponsável de forma épica”.
A intervenção ocorreu num momento simbólico para o cinema brasileiro, que na mesma noite conquistou dois Globos de Ouro: além da vitória de ‘O Agente Secreto’, Wagner Moura venceu o prémio de Melhor Ator, em Filme de Drama, num feito inédito para o país.
O cineasta sublinhou ainda que o cinema deve servir como instrumento de reflexão social e política, defendendo que realizadores e artistas não podem dissociar a arte da realidade que os rodeia, até mesmo nos Estados Unidos.