Um grupo de adeptos do FC Porto está a organizar uma vigília por Fernando Madureira, mais conhecido por ‘Macaco’. O encontro está a ser marcado para o dia 6 de dezembro, às 16:00, na Praça General Humberto Delgado, no Porto.
Fernando Madureira, antigo líder do Super Dragões (SD), recorde-se, foi condenado a três anos e nove meses de prisão efetiva pelo Tribunal Criminal de São João Novo, no Porto, no âmbito da Operação Pretoriano.
‘Macaco’ foi considerado culpado por vários crimes, incluindo ofensas à integridade física, coação, ameaça e intimidação durante uma Assembleia Geral do FC Porto enquanto Pinto da Costa ainda era o presidente dos dragões.
De acordo com o tribunal, existia um plano pré-definido coordenado por Madureira com o objetivo de intimidar sócios e condicionar o ambiente durante a Assembleia Geral do FC Porto, realizada em novembro de 2023. Além da pena de prisão, Madureira foi proibido de entrar em recintos desportivos por dois anos.
Desde janeiro de 2024 que Madureira está em prisão preventiva, a mais grave das medidas de coação, e foi o único dos 12 arguidos deste processo a continuar preso durante todo o julgamento.
Nos comentários ao cartaz que divulga o encontro podem ler-se algumas mensagens de apoio a antigo líder dos Super Dragões. “Não se justifica um homem estar preso. Porquê meu Deus? Este homem não matou, não feriu ninguém. Enfim… Há assassinos cá fora e inocentes lá dentro, estou solidária sem dúvida. Muita força à família, já chega de injustiça”, escreveu uma fã de Madureira. Já outro diz: “Os amigos são como diamantes. São eternos e para toda a vida”. Pelo calibre das mensagens, os que aparecerem nesta vigília serão acérrimos defensores de Fernando Madureira.
Recorde-se que na tarde deste sábado, 22, decorre uma nova Assembleia Geral do FC Porto que vai votar as expulsões de quatro sócios: Fernando Madureira, Sandra Madureira, Vítor Catão e Vítor Aleixo, condenados no âmbito da Operação Pretoriano.