Iara Ramos Nascimento, irmã do apresentador Cláudio Ramos, esteve desaparecida durante seis dias, após ter sido vista pela última vez em Elvas, na segunda-feira, dia 13. A mulher foi encontrada com vida num hospital de Madrid na sexta-feira, dia 19, pondo fim a uma semana de grande preocupação entre familiares e amigos.
O desaparecimento de Iara deixou a comunidade local em alerta, sobretudo porque, segundo vizinhos, a irmã do apresentador mostrava sinais de fragilidade emocional desde a morte do marido. “Desconfia-se que sofria de depressão e ninguém a ajudou. Nem a família dela, nem a do marido. Agora estão todos muito preocupados, mas os irmãos nem se falavam. Era cada um por si. Mas pronto, uniram-se para a encontrar, e ainda bem”, contou uma vizinha à revista TV 7 Dias.
No entanto, a relação entre os irmãos parece ser mais tensa do que aparenta. De acordo com a mesma publicação, Iara terá avançado com um processo judicial contra a irmã, Telma, alegando ter sido vítima de agressões. “A irmã bateu-lhe e, há pouco tempo, tiveram de ir a tribunal. Ambas apresentaram queixa uma contra a outra. Ela mostrou-me o documento do tribunal”, relatou outra moradora à revista.
Recorde-se que as relações familiares de Cláudio Ramos sempre foram fonte de notícia. Além de o apresentador ter-se incompatibilizado com o pai adotivo, Luís Nascimento, já falecido, também esteve desavindo com o irmão mais novo, também ele com o nome Luís e filho biológico mais novo do homem que criou Cláudio. Ao todo são oito irmãos, todos filhos da mesma mãe, Maria Marcelina, de 79 anos, a matriarca da família, mas com pais diferentes. Cláudio Ramos sempre reforçou que, apesar das incompatibilidades entre irmãos, todos se juntavam à mesa, nas noites de Natal, em casa da mãe, em Vila Boim. Respeitando o desejo d mãe em ter todos junto de si.
