Bárbara Norton de Matos, de 46 anos, está a viver um grande drama familiar a envolver a sua filha e o pai da menina. Esta quarta-feira, dia 30, a atriz lançou um comunicado nas redes sociais a esclarecer a polémica: “Nos últimos dias, foi tornada pública uma situação familiar que, até agora, sempre fiz questão de manter em privado. Infelizmente, após um momento de partilha afetiva que fiz com a minha filha, a Luz, ela tomou a decisão de se expressar publicamente, expondo-me nas redes sociais e recorrendo a uma forma de chantagem emocional após uma decisão judicial que não lhe foi favorável.”
Agora, quinta-feira (30), Bárbara Norton de Matos publicou uma sequência de vídeos no Instagram onde se mostra bastante preocupada com a saúde mental da filha: “Independentemente de tudo o que se passa. A minha grande preocupação é ela. O amor que tenho por ela é incondicional, tanto é que eu estou preocupada. Adorava que alguém conseguisse explicar-lhe a importância que é ser acompanhada, porque estou preocupada com a saúde mental dela. Principalmente porque sei que o pai acha que um terapeuta, um psicólogo, é para malucos. Isso para mim é muito grave. Porque uma filha que está com este comportamento, não pode estar bem e precisa de acompanhamento.”
A atriz mostrou ainda que, apesar de ser uma figura pública, também tem problemas e que não são só “coisas boas”: “Vou continuar exatamente com a postura que tenho tido até agora. A dor ou estas coisas que se passam, difíceis, fazem parte da vida. É importante eu, como figura pública e com aquilo que partilho com vocês todos os dias, não mostrar só as coisas boas. Sou uma mulher como outra qualquer, mãe, passo pelos mesmos problemas e tento enfrentá-los todos os dias. Esta partilha foi uma partilha que me custou muito, mas senti-me muito… Senti-me abraçada. [Fui] Abraçada por tantas pessoas e isso foi muito bom. Fez-me sentir menos sozinha, acho eu.”
Recorde-se, que a filha decidiu ir morar com o pai ao fim de 16 anos: “A minha filha decidiu, aos 16 anos, deixar de viver comigo e foi viver com o pai. Desde então, têm existido processos judiciais constantes, todos postos pelo pai, pedindo valores monetários que não lhe são devidos.” Segundo a própria, a mais recente decisão judicial voltou a dar-lhe razão.
Visivelmente magoada com a exposição pública da situação, Bárbara lamenta que o seu papel enquanto mãe tenha sido desvalorizado: “É muito triste ver a importância gigante que uma mãe tem depois de criar uma filha sozinha até aos 15 anos ser apagada e transformada em algo negativo.”
A atriz reforça ainda que sempre evitou falar negativamente do pai da filha, sublinhando que tal não faz parte dos seus valores. Apesar de a decisão judicial lhe ser favorável, Bárbara entende que não há nada a celebrar: “Isto não representa uma vitória, apenas uma confirmação de uma triste realidade familiar.”
Veja aqui o vídeo de Bárbara Norton de Matos a falar do assunto: