A famosa marca de chinelos Havaianas tornou-se alvo de fortes críticas após lançar uma campanha de fim de ano, protagonizada por Fernanda Torres, de 60 anos, na qual a consagrada atriz afirma que “não quer que as pessoas comecem o ano com o pé direito”. A frase, que fazia parte da peça publicitária, foi interpretada como uma mensagem com tom político, num contexto em que 2026 será ano eleitoral no Brasil.
Face a estas interpretações, a marca acabou por bloquear os comentários no seu perfil oficial no Instagram, enquanto, nas redes sociais, surgiram pedidos de boicote e críticas, principalmente por parte de setores alinhados com a direita, nomeadamente com Jair Bolsonaro. Algumas vozes defenderam que a campanha representava uma provocação ideológica disfarçada, incentivando os consumidores a deixarem de usar produtos da marca ou a optarem por concorrentes.
Nesta polémica, surgiu uma reação contundente do deputado federal e vice-líder do Partido Liberal, Rodolfo Nogueira, em resposta à campanha e à controvérsia em torno do uso das Havaianas no ano novo: “A minha vida toda usei chinela Havaianas. Infelizmente, como não vou poder entrar com o pé direito, aqui em casa vai para o lixo. Havaianas aqui na minha casa não entra mais.”