Foi durante a emissão da rubrica “Análise Criminal”, no programa “Casa Feliz”, na SIC, que Hernâni Carvalho explodiu, irritado com um dos casos que esta semana provocou indignação na opinião pública: uma mãe que fugiu do hospital com a filha, após ser informada pelo tribunal que iria perder a guarda da criança, pois esta seria entregue a uma família de acolhimento.
O jornalista não teve qualquer hesitação em afirmar o que lhe ia no pensamento: “Tiraram a criança à mãe porque é pobre! Mais nada. Porque é pobre!” gritou visivelmente chocado.
“O dinheiro que vão dar à família de acolhimento, davam à mãe e a mãe tinha condições”, vociferou. E não ficou por aqui. “Fizeram a cabeça do juiz. Enganaram o juiz. Só podem ter enganado o juiz. Foram dizer que a criancinha vivia em condições negligenciais. Não é verdade! Insuficientes, sim! E a prova, está na contradição de quem diz a seguir: ‘a mãe tratava muito bem da criança!’ Pois claro que tratava. A mãe não pode é ser rica.”
Hernâni Carvalho afirmou com todas as letras a sua indignação. “Estou passado com isto. Isto é uma vergonha, é a vergonha do estado português. Este estado pindérico que tira crianças às mães sem razão”.
Recorde-se que esta bebé de quatro meses que estava internada no Hospital de Gaia foi levada pela mãe contra uma ordem do tribunal. A mulher estava autorizada a acompanhar o internamento da menina, que devia ser entregue a uma família de acolhimento.
A mãe levou a bebé na tarde de quarta-feira, quando conseguiu retirar a pulseira de segurança da menina e, deste modo, levá-la sem que o alarme disparasse ao passar pelas portas do serviço de Pediatria.
A menina foi, entretanto, devolvida por um familiar às autoridades e aguardam-se os desenvolvimentos deste caso.