Na cidade italiana de Pádua, um imigrante albanês, de 32 anos, Elton Zefi, teve um um dia de aniversário que nunca irá esquecer. O homem saltou para um canal quando viu um carro a afundar-se, arriscando a própria vida para ir salvar o condutor que estava preso dentro do veículo.
O veículo, conduzido por um empresário de 85 anos, perdeu o controlo nas margens do canal Battaglia e estava a afundar-se rapidamente. Preso e em estado de choque no interior da viatura, o idoso viu-se coberto por água, mas o aniversariante não hesitou. Despiu-se rapidamente e mergulhou no canal. Com a ajuda de outra pessoa que estava por perto, tentou partir os vidros do carro, mas sem sucesso.
No meio de toda a azáfama, Elton Zefi reparou que a janela traseira ainda estava ligeiramente aberta. Nadou até lá, sentiu a mão do idoso e, após várias tentativas, conseguiu agarrá-la: “Agarrei a mão dele e puxei.”
Depois de várias tentativas e também já a passar dificuldades devido às temperaturas frias das águas, conseguiu libertar o homem. O empresário foi levado para a margem, onde os serviços de emergência chegaram pouco depois. Um vídeo do resgate rapidamente ficou viral. O condutor foi levado ao hospital e não corre perigo de vida.
Só mais tarde é que o albanês revelou que era o dia do seu aniversário, mas que o dia foi muito especial à mesma: “Voltei com o coração cheio de felicidade.”
A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, já reagiu ao gesto heroico dos dois homens que arriscaram a própria vida: “Uma vida salva graças à coragem e ao altruísmo de quem escolheu intervir. Heróis.”
Veja o vídeo incrível do salvamento: