A Polícia Judiciária deteve este domingo, dia 14, no Aeroporto Militar de Figo Maduro, em Lisboa, um cidadão estrangeiro proveniente da Guiné-Bissau, por suspeitas de branqueamento de capitais e contrabando. O homem transportava cerca de cinco milhões de euros em dinheiro vivo, distribuídos pela bagagem.
De acordo com fontes ligadas à investigação, o detido é alguém próximo de Umaro Sissoco Embaló, antigo Presidente da Guiné-Bissau. A operação foi desencadeada após uma denúncia anónima, que levou à intervenção das autoridades no momento da chegada da aeronave.
De acordo com o comunicado da PJ, a ação policial contou com a colaboração da Autoridade Tributária (AT). O voo tinha sido inicialmente classificado como de natureza militar e apontava Beja como destino final. No entanto, as autoridades apuraram mais tarde que “a natureza do voo e o seu final eram distintos do inicialmente indicado às autoridades aeronáuticas”.
O suspeito será agora presente a primeiro interrogatório judicial, onde serão definidas as medidas de coação, enquanto a investigação continua para apurar a origem do dinheiro e eventuais ligações a outros atos ilícitos.