Frase do dia

  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
  • ‘Não há nenhum problema com a comunidade brasileira, de uma forma geral', Luís Montenegro
Search

Depois de 25 anos de ausência, o exterior da sexta geração do Prelude inspira-se, segundo a Honda, na elegância e leveza intemporal dos planadores.

O novo coupé desportivo da Honda, Prelude e:HEV, chega à Europa, “unindo uma motorização híbrida avançada e o inovador S+ Shift a um design marcante para proporcionar o ‘prazer de conduzir’ pelo qual o modelo sempre foi reconhecido”, adianta a marca.

“Depois de 25 anos de ausência, o exterior da sexta geração do novo Honda Prelude inspira-se na elegância e leveza intemporal dos planadores, enquanto a combinação envolvente de comportamento dinâmico e resposta faz lembrar um voo acrobático”, acrescenta.

Segundo afirma, “isto é possível graças à postura larga e baixa do veículo, complementada pela tecnologia de suspensão do Civic Type R, amortecedores adaptativos e a mais recente versão do sistema Agile Handling Assist (AHA) da Honda”.

Mais: “Este conceito estende-se ao interior acolhedor, que evoca o cockpit de um planador, combinando conforto e praticidade com materiais premium e sistema de segurança e assistência ao condutor Honda SENSING, que entrega uma experiência emocionante para os ocupantes do Honda Prelude”.

Hans de Jaeger, vice-presidente sénior da Honda Motor Europe, sustenta todos os argumentos apresentados: “O regresso do Honda Prelude é aguardado com expectativa pelos entusiastas da condução em todo o mundo desde que exibimos o concept, em outubro de 2023”.

De acordo com o responsável, “este nome sempre foi um expoente da engenharia de ponta e inovadora. Esta última interação não é exceção. Com o seu design elegante, o inovador Honda S+Shift e a motorização full-hybrid de vanguarda, condutores e passageiros jamais quererão que a viagem termine”.

Honda S+ Shift

Simulando o som, a sensação e o envolvimento do condutor com mudanças automáticas rápidas nas passagens, o Honda S+ Shift afirma ajudar o Prelude a entregar uma nova dimensão de prazer na condução.

Desenvolvido a partir do Linear Shift Control da Honda, o sistema funciona em combinação com o Active Sound Control (ASC) para correlacionar o som do motor, as rotações e a velocidade de estrada, proporcionando uma sensação mais natural durante a aceleração.

“Esta tecnologia evoluiu para criar uma transmissão virtual de oito velocidades, que reforça a conexão entre carro e condutor. Controlado por patilhas no volante – normalmente usadas para gerir o nível de travagem regenerativa quando o S+ Shift não está ativado – permite que o condutor troque de ‘velocidade’ como numa caixa manual. Ao reduzir, o condutor também experimenta efeito de travagem do motor, com um ‘blip’ para ajustar as rotações, proporcionando, assim, melhor controlo do acelerador”, explica a marca.

Motorização e:HEV

Com base em mais de 25 anos de experiência híbrida, o Honda Prelude está equipado com a motorização híbrida total e:HEV da Honda. A combinação de um motor a gasolina de 2,0 litros com uma transmissão automática de motor elétrico duplo proporciona 184 cv (134 kW), prometendo verdadeira emoção ao conduzir, potência responsiva, excelente eficiência e elevado refinamento.

Há ainda um conjunto de modos de condução disponíveis — “Comfort”, “GT”, “Sport” e “Individual” — que permitem alternar, suavemente, as características do sistema híbrido, da suspensão e da resposta da direção conforme as preferências do utilizador.

Desenvolvido para oferecer elevados níveis de desempenho, resposta dinâmica e feedback em todas as situações, o novo Honda Prelude incorpora tecnologia de suspensão do lendário Honda Civic Type R.

“Projetado para equilibrar condução ágil e conforto, utiliza uma configuração de suspensão multilink avançada, amortecedores adaptativos e a geração mais recente do sistema AHA da Honda”, pode ler-se no mesmo documento.

“O interior foi concebido para proporcionar uma sensação centrada no condutor, excelente visibilidade, materiais de elevada qualidade e layout despojado que evidenciam o cuidado artesanal do veículo. São oferecidas duas opções exclusivas de acabamento bicolor: branco e azul; preto e azul”, refere.

Tecnologia elevada

No habitáculo, destaca-se ainda um display do condutor personalizável de 10,2” com gráficos exclusivos e temas coloridos adaptados a cada modo de condução. Para conectividade, conta com um sistema de infoentretenimento de 9”, compatível com Apple CarPlay (sem fios) e Android Auto, além de um sistema de som potente com oito altifalantes, desenvolvido em parceria com a Bose.

“Mesmo com a aparência exterior elegante, o novo Prelude oferece espaço e utilização: capacidade para quatro ocupantes e traseira em estilo hatchback que se abre para revelar até 663 litros de espaço de bagagem. Os clientes podem escolher entre quatro cores exteriores: Moonlit White Pearl (nova), Meteoroid Grey Metallic, Crystal Black Pearl e Racing Blue Pearl”, assegura a Honda.

A segurança é, também, uma prioridade elevada, com o mais recente sistema Honda SENSING calibrado para oferecer apoio ao condutor. Além disso, o Controlo de Velocidade Adaptativo, o Assistente de Saída da Estrada (Road Departure Mitigation) e o Assistente de Manutenção de Faixa (Lane Keeping Assist) foram cuidadosamente recalibrados para se adequar ao carácter mais dinâmico do modelo, demonstrando o cuidado ao detalhe que caracteriza o novo Prelude e:HEV.

O novo Honda Prelude chegará ao mercado nacional no próximo ano. Especificações finais, equipamento e preço serão reveladas na altura do lançamento em Portugal.

Recomendado para si

Sistema, montado no tejadilho do Nissan Sakura, permite carregar o veículo tanto em movimento como estacionado, captando energia solar suficiente para adicionar até 3.000 km de autonomia anual.
Funcionalidade será lançada nos próximos meses, estando inicialmente disponível para os modelos Polestar 4 nos EUA e na Suécia, com expansão prevista para mais mercados no futuro.