Mesas e cadeiras pelo ar, murros e pontapés em catadupa, caos perpetuado a uso de pancadaria. O Café Bom Amigo, em Ronfe, virou um autêntico campo de batalha quando um grupo de adeptos do Centro Recreativo e Popular de Delães entrou naquele espaço e desencadeou violentos desacatos com um conjunto de apoiantes do clube local, o Desportivo de Ronfe.
Os confrontos tiveram lugar na noite de sexta-feira, dia 16, e envolveram dezenas de indivíduos. A GNR foi chamada ao local para tomar conta da ocorrência, da qual não resultaram feridos. O desentendimento foi filmado e está a circular nas redes sociais. Nas imagens é possível ver-se um grupo de homens, segundo as autoridades adeptos do CRP Delães, “uma vez que este clube não tem claque organizada”, a irromper pelo estabelecimento do município de Guimarães e a iniciarem uma discussão com adeptos do emblema daquela vila minhota.
A situação escalou e rapidamente a violência se instalou no espaço. A GNR acabou por identificar os sujeitos envolvidos no ato desordeiro. Apesar das acaloradas agressões, os meios de socorro não tiveram de ser acionados no local.
Em comunicado, a direção do Centro Recreativo e Popular de Delães nega o envolvimento dos seus adeptos, atletas, dirigentes ou qualquer outro elemento associado” ao clube na rixa. Na mesma nota, o emblema pertencente ao concelho de Famalicão garante que os vídeos que circulam se tratam de “conteúdos falsamente associados ao CRP Delães, que em nada refletem a realidade dos factos ocorridos”.
“O CRP Delães repudia qualquer tipo de violência, comportamento inadequado ou atentado ao espírito desportivo, valores esses que sempre nortearam a sua atuação ao longo da sua história. O clube tem mantido, de forma consistente, uma postura de respeito para com adversários, adeptos, equipas de arbitragem e demais intervenientes no futebol. Lamentamos a disseminação de informação incorreta, que apenas contribui para a desinformação, para a criação de conflitos desnecessários e para a colocação em causa do bom nome de instituições que diariamente trabalham em prol do desporto e da formação. O CRP Delães reserva-se o direito de tomar as medidas que entenda por adequadas junto das entidades competentes, de forma a salvaguardar a sua imagem e o seu bom nome. Apelamos a todos os adeptos e à comunidade em geral que não partilhem conteúdos não verificados e que contribuam para um ambiente de respeito, verdade e responsabilidade no desporto”, lê-se ainda no escrito.
Os dois clubes atuam na 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Braga. Neste momento, a formação de Ronfe está na 3.ª posição no campeonato, com 27 pontos, mantendo-se alguns lugares à frente do CRP Delães, que ocupa o 9.º posto da tabela, com 14 pontos.