A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) – responsável pela regulação dos medicamentos –anunciou esta segunda-feira, dia 26, a suspensão temporária da venda de vários lotes de dois tipos de fármacos: um antidepressivo e medicamentos habitualmente usados no controlo da hipertensão arterial.
De acordo com o comunicado do Infarmed, foram detetados níveis de impureza acima dos parâmetros considerados aceitáveis em nove lotes do medicamento antidepressivo Sertralina toLife. A empresa Towa Pharmaceutical vai iniciar a recolha voluntária desses lotes, que incluem comprimidos revestidos de 50 mg e 100 mg do medicamento.
Paralelamente, a autoridade ordenou a suspensão imediata da comercialização de dez lotes de medicamentos com atenolol usados no tratamento da hipertensão. A medida surge depois de se verificar que nos documentos técnicos do produto estava ausente a referência a um possível efeito secundário de depressão. A farmacêutica Pharmanovia vai igualmente recolher estes lotes de forma voluntária.
O Infarmed apelou às farmácias e outros distribuidores que, caso tenham estes medicamentos em stock, não procedam à sua venda, dispensa ou administração, e que os devolvam pelos canais habituais.