O inverno chegou oficialmente este domingo, dia 21, trazendo consigo uma frente de neve que já se fez sentir em várias regiões de Portugal, sobretudo no Norte e Centro. A ocorrência não surpreendeu, já que os alertas meteorológicos anunciavam a possibilidade de queda de neve.
O país despertou com várias cidades do Interior cobertas de branco, como mostram inúmeros vídeos e fotografias partilhados nas redes sociais. Nas Penhas da Saúde, na serra da Estrela, em Montalegre, Vila Real e em diversas localidades do distrito de Viseu, os mantos de neve permanecem visíveis, criando paisagens típicas de inverno.
Onze distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja, o segundo mais elevado da escala do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à queda de neve e à agitação marítima.
Os distritos de Braga, Castelo Branco, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu permanecem em alerta laranja, com previsão de “vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores e abastecimentos locais prejudicados”, segundo o IPMA.
O IPMA explica que o alerta laranja corresponde a “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, enquanto o amarelo indica “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.
Com o início do inverno, prevê-se chuva, queda de neve e temperaturas máximas entre os 4 e os 14 graus Celsius. Portugal continental vai ser atingido por uma massa de ar polar marítima, que provocará neve em cotas baixas e valores térmicos próximos ou inferiores a 0 graus nas regiões do interior Norte e Centro.


