Pedro Rebelo de Sousa, irmão do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi vítima da conhecida burla ‘Olá pai, olá mãe’.
De acordo com o Jornal de Notícias, o advogado foi contactado através do WhatsApp por alguém que se fez passar pela sua filha, alegando necessitar de dinheiro com urgência. Convencido da veracidade da mensagem, acabou por transferir 987 euros.
O caso ocorreu em 2022, numa fase em que este tipo de burla ainda era pouco conhecido em Portugal, o que facilitou a ação dos burlões.
Pedro Rebelo de Sousa não foi o único a cair neste esquema. Também o ex-deputado do PSD, Eduardo Oliveira e Sousa, foi enganado da mesma forma, após os burlões se fazerem passar pela sua filha, tendo perdido 3600 euros.
Em novembro, um homem de 26 anos foi detido, em Braga, por suspeitas de integrar o esquema da burla ‘Olá pai, olá mãe’. Foram ainda apreendidos 15.111 cartões SIM de uma operadora nacional, 20 cartões bancários, 19 ‘pen drives’, 10 computadores, cinco telemóveis e cinco discos rígidos.