Uma petição criada sexta-feira, dia 5, pede a “retirada imediata de Portugal do Festival Eurovisão da Canção enquanto Israel participar”. À data da publicação da notícia, o abaixo-assinado conta com mais de 13 mil assinaturas.
“Os cidadãos abaixo assinados vêm manifestar o seu profundo desacordo e indignação relativamente à posição da RTP face ao próximo Festival Eurovisão da Canção. Esta indignação é agravada pelo facto de a representação portuguesa ter votado a favor da participação de Israel, colocando Portugal do lado errado da História”, pode ler-se na petição.
“Esta postura é inaceitável perante a contínua catástrofe humanitária e ofensiva militar na Faixa de Gaza, e perante os escândalos de manipulação de voto que mancharam a edição de 2025 em Basileia, comprovando a incapacidade da organização (EBU/UER) em travar a politização do evento”, acrescentaram os responsáveis.
Os criadores da petição exigem que, “face à gravidade da situação humanitária, à manipulação comprovada dos resultados como ferramenta de propaganda e à vergonhosa posição de apoio manifestada pelo voto português”, a RTP anuncie a não-participação de Portugal na Eurovisão 2026″.
Israel, recorde-se, poderá participar no Festival Eurovisão da Canção 2026, previsto para maio, na Áustria, caso decida fazê-lo. A autorização resulta de uma deliberação tomada durante a assembleia-geral da União Europeia de Radiodifusão (UER), que está a decorrer na Suíça. Entretanto, Espanha, Irlanda, Países Baixos e Eslovénia anunciaram que irão boicotar o evento. Já a RTP confirmou que Portugal continuará a marcar presença na competição.