A Agência Meteorológica do Japão (JMA) alertou para a forte possibilidade de o país ser atingido por um sismo de grande magnitude. O aviso surge depois de, na segunda-feira, dia 8, ter sido registado um sismo de 7.5.
Segundo o responsável do gabinete da primeira-ministra japonesa para a preparação de desastres, Morikubo Tsukasa, “com base nas estatísticas de terramotos registados em todo o mundo, existe a possibilidade de um sismo de grande escala, com magnitude igual ou superior a 8, ocorrer ao longo da Fossa do Japão ou da Fossa de Chishima, perto de Hokkaido, como consequência do tremor de segunda-feira”. No entanto, o político ressalva que não há certezas de nada, devendo a população seguir as precauções recomendadas.
Recorde-se que, na noite de segunda-feira, um terramoto de magnitude 7.5 atingiu o nordeste do Japão, tendo provocado, pelo menos, 30 feridos e conduzido milhares de pessoas a evacuar as suas casas. A catástrofe teve origem no mar, ao largo da região de Aomori, e foi registada às 23:15 locais (14:15 em Portugal).