João Almeida, de 27 anos, vai falhar o Tour 2026 para apostar todas as fichas na Volta a Itália e se tornar o primeiro português de sempre a vencer uma grande volta.
Com Tadej Pogačar (27) como líder incontestável da UAE Emirates, em França, o ciclista português tem a sua vida facilitada para conseguir o grande objetivo de vencer uma das três grandes voltas, neste caso, em Itália.
Em conferência de imprensa em Benidorm, Espanha, João Almeida falou sobre a alteração ao calendário que tinha feito nos últimos dois anos: “Adoro todas as corridas. Tentamos encontrar um bom equilíbrio para que todos fiquem satisfeitos e felizes. Ficaria satisfeito por correr qualquer prova, mas encontrámos este calendário, de que gosto muito, e estou muito ansioso por voltar ao Giro. É uma corrida magnífica e é bom ter uma mudança de ritmo de vez em quando.”
O ciclista de A dos Francos referiu ainda que o objetivo na Volta a Itália é ganhar: “Irei ao Giro com a mentalidade de lutar pela vitória. Falar é fácil, fazer é muito mais difícil. Vamos dar o nosso melhor e trabalhar arduamente. A competição também será renhida. No fim de contas, é uma corrida como outra qualquer, que exige muita preparação e concentração.”
Outras grandes estrelas do ciclismo mundial já têm calendário confirmado e, por enquanto, nenhuma delas tem o Giro como objetivo. Falta ainda saber se Jonas Vingegaard (29) irá pela primeira vez à prova italiana para ser o rival de João Almeida.
Para além do Giro, Almeida também irá apostar na Volta a Espanha, onde terminou em 2.º na edição deste ano.
Conheça o calendário completo de João Almeida para 2026:: Volta a Valenciana, Volta ao Algarve, Paris-Nice, Volta a Catalunha, Volta a Itália, Campeonatos Nacionais, Volta a Burgos, Volta a Espanha.