Samuel Weidenhofer, um influenciador, voltou a mobilizar as redes sociais ao lançar uma campanha em apoio a Ed Bambas, um veterano de 88 anos que, após perder a pensão, continuava a trabalhar num supermercado no estado de Michigan, Estados Unidos, para conseguir sobreviver.
Ed contou que, ao longo dos últimos anos, perdeu não só a pensão da reforma como o seguro de saúde e boa parte da apólice de seguro de vida, restando-lhe apenas 10 mil dólares, depois da falência da empresa onde trabalhava. Para cobrir despesas e o tratamento da esposa doente, teve de vender a casa e os bens da família. Após o falecimento da companheira, continuou a trabalhar 40 horas por semana num supermercado, apesar da idade avançada.
Sensibilizado pela história, Samuel partilhou nas redes sociais um vídeo de Ed numa das suas longas jornadas de trabalho e lançou uma campanha de angariação de fundos. Em menos de 36 horas, a iniciativa juntou mais de um millhão de dólares e concentrou donativos de milhares de pessoas, incluindo algumas celebridades do mundo da música, como Charlie Puth e Russel Dickerson.
“Graças à generosidade desta comunidade incrível, Ed finalmente pode parar de se preocupar com a sobrevivência. Ele pode viver a vida que sempre sonhou, com a paz e o conforto que conquistou após anos de luta. Conseguimos isso juntos e prova o poder das pessoas quando se unem por algo maior do que elas mesmas”, escreveu Samuel na sua página de instagram.
Weidenhofer já lançou campanhas semelhantes no passado, ajudando idosos, imigrantes e pessoas vulneráveis após histórias virais nas redes sociais.