Dois jovens entraram no bairro de Raval, em Barcelona, e filmaram as ruas, numa tentativa de denunciar o clima hostil que ali se vive. A intenção surtiu efeito mas não lhes correu de feição, já que tiveram de fugir das ameaças de diversos indivíduos que ali permaneciam.
Nas imagens é possível verem-se os dois jovens a andar calmamente enquanto filmam a rua. “Estás a tirar-me fotografias?”, pergunta rapidamente um sujeito, em tom de ameaça. De seguida, uma mulher surge de garrafa em riste ameaçando os jovens para que parem de filmar. “Estão a filmar as mulheres”, apregoa, enquanto estes contrariam, afirmando que só estão a gravar as ruas. Um homem aparece a correr e junta-se à mulher. “Não filmes filho da p***”, repete agressivamente, para depois empurrar um dos jovens.
À chegada de uma terceira pessoa que os persegue, estes vêm-se mesmo obrigados a correr em fuga para outras ruas. “Estrangeiros a dizerem a pessoas locais que não podem filmar as suas ruas”, termina um dos jovens, de modo irónico.
Crédito: OKdiario