Frase do dia

  • 'Só vi as imagens no avião. Sou tudo menos mentiroso', Rui Borges
  • 'Só vi as imagens no avião. Sou tudo menos mentiroso', Rui Borges
  • 'Só vi as imagens no avião. Sou tudo menos mentiroso', Rui Borges
  • 'Só vi as imagens no avião. Sou tudo menos mentiroso', Rui Borges
  • 'Só vi as imagens no avião. Sou tudo menos mentiroso', Rui Borges
  • 'Só vi as imagens no avião. Sou tudo menos mentiroso', Rui Borges
  • 'Só vi as imagens no avião. Sou tudo menos mentiroso', Rui Borges
  • 'Só vi as imagens no avião. Sou tudo menos mentiroso', Rui Borges
  • 'Só vi as imagens no avião. Sou tudo menos mentiroso', Rui Borges
  • 'Só vi as imagens no avião. Sou tudo menos mentiroso', Rui Borges
  • 'Só vi as imagens no avião. Sou tudo menos mentiroso', Rui Borges
  • 'Só vi as imagens no avião. Sou tudo menos mentiroso', Rui Borges
  • 'Só vi as imagens no avião. Sou tudo menos mentiroso', Rui Borges
  • 'Só vi as imagens no avião. Sou tudo menos mentiroso', Rui Borges
  • 'Só vi as imagens no avião. Sou tudo menos mentiroso', Rui Borges
  • 'Só vi as imagens no avião. Sou tudo menos mentiroso', Rui Borges
  • 'Só vi as imagens no avião. Sou tudo menos mentiroso', Rui Borges
Search

O Leapmotor B10 nasce para ser consensual, familiar e especial, sem ser exclusivo. Ou seja, é um elétrico feito para todos.

A viagem começou em Sacavém, no quartel-general da Stellantis — grupo que integra a marca — e teve ponto de paragem na Arruda dos Vinhos, à mesa do bem-conhecido restaurante O Fuso.

Um percurso pensado ao detalhe para apresentar o novo Leapmotor B10 e, ao mesmo tempo, explicar o seu posicionamento no mercado luso. Não por acaso, o destino foi um templo do bacalhau, prato maior da casa e presença obrigatória nas mesas portuguesas nesta época natalícia.

E se nos for permitido improvisar uma analogia gastronómica, tal como o bacalhau, preparado de mil e uma formas, mas sempre reconhecível, o B10 nasce para ser consensual, familiar e especial, sem ser exclusivo: ou seja, um elétrico feito para todos.

É com esta ambição que a Leapmotor lança em Portugal o seu novo C-SUV, reforçando presença num mercado onde já é a segunda marca chinesa mais vendida, apenas atrás da BYD – com relativa distância, diga-se.

Depois dos T03 e C10, o B10 representa um passo decisivo, ao entrar no segmento mais transversal do mercado europeu, onde o preço, o espaço e a tecnologia têm de falar a mesma língua.

Para a vida real…

O Leapmotor B10 é o primeiro modelo da marca desenvolvido, especificamente, para os mercados internacionais. Assente na nova arquitetura LEAP 3.5, foi testado e afinado no circuito de Balocco, em Itália, e adaptado às exigências do quotidiano europeu, com soluções práticas, como a tomada de carregamento colocada do lado direito.

Com um valor de entrada a situar-se nos €27.600, o B10 posiciona-se, de forma clara,x no centro do mercado, oferecendo tecnologia de última geração e uma experiência de condução cuidada a um preço até aqui pouco comum no segmento dos C-SUV elétricos.

Interior que surpreende

O desenho exterior combina linhas fluidas, proporções equilibradas e uma linguagem moderna, sem excessos de qualquer natureza. É um SUV com presença, mas fácil de integrar na cidade e no dia a dia.

As dimensões confirmam essa versatilidade: 4.515 mm de comprimento, 1.885 mm de largura, 1.655 mm de altura e 2.735 mm de distância entre eixos. O resultado traduz-se num habitáculo generoso, com um dos melhores espaços para passageiros do segmento. Atrás, há ampla largura e espaço para pernas, enquanto à frente e atrás a altura disponível reforça a sensação de conforto.

O interior é dominado por um ecrã central flutuante de 14,6”, inserido num ambiente luminoso e funcional. A organização é intuitiva, com múltiplos compartimentos de arrumação e bancos versáteis, pensados tanto para uso diário como para viagens mais longas.

Conforto e segurança

A filosofia do B10 passa por usar a tecnologia para simplificar. A arquitetura LEAP 3.5 integra um sistema de controlo central extremamente compacto, com apenas 996 metros de cablagem a ligar 22 unidades de controlo eletrónico e mais de 200 interfaces abertas.

O sistema multimédia recorre ao processador Snapdragon 8155, garantindo rapidez e fluidez, enquanto o LEAP OS 4.0 Plus oferece grafismos 3D, múltiplas aplicações em simultâneo e controlo remoto total através da aplicação Leapmotor. As atualizações over-the-air são ilimitadas, assegurando que o sistema evolui ao longo do tempo.

Na segurança, o B10 apresenta 17 sistemas ADAS, câmara de 360° e uma estrutura em aço de elevada resistência. O objetivo é alcançar a classificação máxima de cinco estrelas nos testes do Euro NCAP. A afinação do chassis contou com a experiência da Stellantis, com suspensão traseira multilink e uma equilibrada distribuição de peso: 50:50.

Elétrico transversal

O Leapmotor B10 recorre a um motor elétrico de 218 cv e 240 Nm, suficiente para acelerar dos 0 aos 100 km/h em oito segundos e atingir 170 km/h de velocidade máxima, segundo valores oficiais avançados pela marca.

Estão disponíveis duas baterias: a Pro, com 56,2 kWh e até 361 km de autonomia WLTP, e a Pro Max, com 67,1 kWh e até 434 km. Ambas suportam carregamento AC até 11 kW e DC até 168 kW, permitindo recuperar dos 30 aos 80% da carga em menos de 20 minutos.

A gama estrutura-se em versões Life e Design. A Life já surge muito bem equipada, com teto panorâmico em vidro de 1,8 m² e cortina elétrica, jantes de liga leve de 18”, câmara de estacionamento de 360° e um pacote ADAS completo.

A versão Design eleva o nível de conforto e a sofisticação, acrescentando bancos em couro ECO, iluminação ambiente e bancos dianteiros aquecidos, ventilados e com regulação elétrica.

A partir de €27.600

O Leapmotor B10 arranca nos €27.600, na versão Life com bateria de 56,2 kWh, capaz de oferecer até 361 km de autonomia em ciclo WLTP. Com a bateria maior, de 67,1 kWh, que permite atingir até 434 km, o valor sobe para €29.500, na versão Life Pro Max.

No topo da gama, o B10 Design Pro Max, com o mesmo conjunto mecânico e um nível de equipamento mais completo, está disponível a partir de €30.900. Valores, no mínimo, competitivos.

Tal como o bacalhau, presença obrigatória nesta quadra natalícia e prato que atravessa gerações sem perder atualidade, o Leapmotor B10 quer ser um clássico moderno. Uma espécie de “elétrico com todos”.

Recomendado para si

Não, não é um carro inspirado nas canções de David Bowie. O novo protótipo 100% elétrico da marca francesa pode antecipar um regresso aos monovolumes.  Com apenas 4,10 metros de comprimento, destaca-se pela arquitetura otimizada, interior espaçoso e modularidade. Foi concebido como um “laboratório de ideias”, antecipando soluções para diferentes estilos de vida. O banco do condutor está…
O Leapmotor B10 nasce para ser consensual, familiar e especial, sem ser exclusivo. Ou seja, é um elétrico feito para todos.